top of page
Foto do escritorCS Mineff

Como o operador "opera"?


Vamos dizer que o operador é o melhor amigo, ou amiga, do controlador, pois talvez assim fique mais fácil de entender essa relação, que no fim das contas pode ser amigável ou não.

Se lembrou uma relação de casamento, podemos dizer que parece, e muito! Se algum problema acontecer, os dois, controlador e operador, precisam responder judicialmente e se receberem uma multa é muito provável que precisem "rachar" a conta.

E aqui começam os problemas: como especificar em um contrato que se algum dado pessoal vazar no ecossistema entre controlador e operador, ambos são responsáveis?

Tente imaginar com quantas empresas seus dados são compartilhados. Vamos tentar um exercício:

  1. Você vai comprar uma roupa, chega ao caixa e vai pagar;

  2. O caixa pede seus dados para emissão da nota fiscal;

  3. Na sequência ele te oferece um cartão de crédito muito especial, próprio da loja, que na verdade tem uma operadora financeira que opera;

  4. Você acha o máximo e aceita;

  5. O mesmo caixa, achando que está arrasando na retenção de cliente, te oferece para receber uma newsletter de moda e só precisa do seu e-mail;

  6. É claro que você dá seu e-mail, afinal, ficar antenado em moda não faz mal a ninguém;

  7. O caixa, danado ou danada, te fala que tem um cupom especial para enviar por e-mail a uma pessoa querida sua, basta informar o e-mail dela;

  8. Porque não? Você dá o e-mail da pessoa desavisada...

Melhor parar por aqui, antes que a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) apareça na minha imaginação...

Conseguiu vislumbrar a quantidade de "operadores" envolvidos nesse simples exercício? A loja é o controlador, pois ela coletou seus dados; na sequência, para emissão do documento fiscal, o governo do estado recebe seus dados; ah, você aceitou um cartão de crédito feito "sob medida" para você, a operadora desse cartão passa a ser operadora dos seus dados também; tem o e-mail que você de forma inocente cedeu, que vai para alguma agência de marketing digital, onde você passa a ser qualificado, ou qualificada, como "no funil", o nome é estranho, mas é assim mesmo!

No exemplo acima temos: um controlador e três operadores... Todos eles são obrigados a guardar seus dados pessoais de forma segura, transparente, prestar contas desses dados etc.

Fica a pergunta, você realmente concordou com tudo isso? Todas essas empresas precisam te prestar contas sobre seus dados. É claro que o controlador está no topo da cadeia, mas a responsabilidade é de todos os envolvidos.

Quando alguém te oferecer um cadastro, no mínimo pergunte como seus dados serão usados.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page